quarta-feira, 18 de setembro de 2013

PLANTAS FILTRADORAS

PLANTAS ORNAMENTAIS PURIFICAM O AMBIENTE


Através de estudos científicos comprovados, está surgindo uma nova forma de purificar o ar de nossas casas: A filtragem biológica através de plantas específicas para cada tipo de filtragem ou limpeza do ar.Transformar o gás carbônico em oxigênio, renovando o ar que respiramos, é a missão mais nobre e conhecida das plantas. Determinadas plantas eliminam cheiros e resíduos poluentes do ar e reduzem gases nocivos .

PRODUTOS QUÍMICOS: Formaldeído,benzeno,tricloroetileno,xileno e tolueno são substâncias químicas presentes em diversos produtos de limpeza, cosméticos, corantes, pesticidas, solventes, líquidos para remoção de manchas e pinturas, diluentes, plásticos e fibras sintéticas, vernizes, borrachas e resinas. 

Além de cumprir essa difícil tarefa de purificar o ar, ainda embelezam nossas casas.São plantas comuns, fáceis de se achar e de se cultivar em ambientes domésticos com pouca iluminação e que necessitam de poucos cuidados de cultivo.
Como verdadeiras salva-vidas podemos citar: espada-de-são-jorge, jiboia, crisântemo,hera, fênix, dracena, samambaia, gérbera, rafis, antúrio...etc.Essas plantas trazem, de forma cientificamente comprovada, inúmeros benefícios à nossa saúde respiratória e, com elas, sua casa vai ter uma qualidade de ar sensivelmente melhor.




GÉRBERA
Para absorver a fumaça do cigarro,limpa a toxicidade contida nas roupas. Combate o benzeno, o tricloroetileno o formaldeído e o tolueno.








ANTÚRIO
Na cozinha e no banheiro, adora a umidade. Atua no combate ao amoníaco dos detergentes e contra o xileno.













CRISÂNTEMO
Nos cantos das janelas, absorvem bem o formaldeído, benzeno e o amoníaco.











RAFIS
É arma contra o amoníaco dos detergentes. Planta que cresce muito e combate o formaldeído e o xileno.










DRACENA
Removem benzeno, fumaça de cigarro e tintas de parede.









CLORÓFITO
Uma planta bonita, com folhas longas e crescimento rápido, essa planta remove gases venenosos e outros vapores tóxicos, Ideal para ambientes com aquecimento, onde haja queima de gás ou de madeira. Absorve o benzeno, o tolueno, o monóxido de carbono, o xileno e o formaldeído.









HERA INGLESA 
É uma planta do tipo trepadeira que, apesar de suas folhas serem de composição relativamente tóxica e venenosas ( nunca deve ser colocada na boca), exala poderosos componentes químicos que muito ajudam no tratamento da asma, bronquite e outras alergias respiratórias pois ela filtra e elimina o benzeno, o formaldeído e outros gases tóxicos emitidos por tintas e outros materiais de construção com base sintética.
Além de filtrar o ar muito bem, ela é extremamente decorativa e suporta sol direto e vive com pouca água. Indicada para escritórios, creches e espaços onde há materiais compostos de plástico.



JIBOIA
É uma planta que cresce em muito volume cobrindo rapidamente toda a área do vaso ou da floreira e é muito eficiente em remover o benzeno, o xileno e formaldeídos.Mas, precisa ser tratada com cuidados de acesso pois suas folhas são muito tóxicas para cães, gatos, pequenos animais e até crianças pequenas.Não recomendada para que tem filhos abaixo de 8 anos. Combate o tricloroetileno e  o formaldeído, poluente abundante nos móveis de madeira compensada.


Não importa se você vive num bairro com ar limpo ou não. As toxinas e os vapores tóxicos estão presentes em todo o mundo, até nas florestas virgens você pode encontrar poluentes de origem biológica ou industrial e as plantas "filtradoras" são uma eficiente resposta da natureza, tanto é que quase todos especialistas e médicos de problemas respiratórios recomendam o uso de plantas como auxiliares de tratamentos de casos severos.

Além de tudo, são muito mais bonitas e decorativas que qualquer purificador de ar mecânico ou elétrico e tornam sua casa em um lugar mais bonito para se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário