sexta-feira, 24 de maio de 2013

ARTE E COR NAS PAREDES

Papéis de parede - Alternativa que ganha cada vez mais espaço na decoração.


Renovar o ambiente com uma opção fácil e rápida, o recurso são os papéis de parede, versáteis tanto na padronagem, cores e texturas.
 Para empregá-los, devemos levar em conta as dimensões do espaço, o pé direito do ambiente, a luminosidade, além do gosto do cliente. Também é importante criar uma relação entre o papel especificado, o mobiliário e as cores do local.
Usados em qualquer espaço interno, eles criam uma gama de possibilidades para a decoração.



 Além de tornarem os ambientes aconchegantes, divertidos, excitantes ou mesmo sóbrios, temos os vinílicos, papéis de seda, de palha, de bambu e de cortiça- esses últimos com fibras naturais.

Para clientes mais ousados pode-se abusar das cores fortes, grafismos e até misturar estampas, criando um ambiente super exclusivo. Mas, se estiver com medo de errar na escolha, a dica é optar sempre pelos mais neutros, em que dominam texturas naturais e cores como o off white (branco), nude (bege) ou cinza.




VANTAGENS DO PAPEL DE PAREDE:

- Instalação fácil e rápida, sem sujeira e sem cheiro.
- Fácil manutenção e grande durabilidade.
- Se bem aplicado e conservado, pode durar cerca de três vezes mais do que uma pintura, com vida útil entre 10 e 12 anos.
- A grande gama de padronagens, texturas e cores cria muitas possibilidades para a decoração que a pintura não é capaz de proporcionar.


 DESVANTAGENS DO PAPEL DE PAREDE


- Não dá retoque ou aceita emendas.
- Cuidado com objetos e móveis que possam danificá-los e principalmente com paredes com vazamentos ou umidade.
- Quando uma folha é substituída, pode-se perceber uma alteração de cor entre a nova e as antigas, pois as que estavam expostas ao sol podem desbotar um pouco.

A tendência são por papéis geométricos com texturas e listras, sendo que os últimos nunca saem de moda. Para uma sensação de amplitude, de aumento no pé direito, o indicado é o uso de cores claras com listras verticais chegando até o teto. As listras na horizontal ampliam visualmente a largura do ambiente. Cores mais escuras, se aplicadas no teto, oferecem uma sensação de menor altura. Os neutros ou apenas com alguma textura valorizam as peças e adornos já existentes no ambiente.




Para a limpeza de forma adequada,  deve-se usar apenas produtos neutros, nunca abrasivos e seguir as orientações do fabricante. Cada papel tem um cuidado apropriado, dependendo do material que é composto. Os vinílicos podem ser limpos com uma esponja ou pano úmido. Os de fibras naturais, como são mais sensíveis, não devem ser molhados. Usa-se um espanador ou aspirador de pó.




Ao aplicar o papel é necessário verificar o estado da parede pois, o papel não esconde as imperfeições - defeitos, trincas, pelo contrário, as ressaltam. A superfície tem que estar limpa, sem furos ou pregos. É possível fazer a aplicação também em paredes que são azulejadas ou de madeira, desde que lisas e limpas, para evitar bolhas e ondulações.






Que tal dar uma repaginada nos seus degraus, afinal, ela também faz parte da decoração e precisa de um visual mais alegre e convidativo.Hoje em dia, essas escadas que utilizam papéis de parede são consideras “top”.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário