terça-feira, 20 de agosto de 2013

AMBIENTE MULTIFUNCIONAL

O USO VERSÁTIL DA VARANDA

A varanda é normalmente entendida como a parte de uma casa que estabelece uma transição gradual entre os espaços internos e os espaços externos (como o jardim). As varandas são bastante comuns na arquitetura vernacular de povos que vivem em climas tropicais ou subtropicais.







Denomina-se arquitetura vernacular a todo o tipo de arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída. Desse modo, ela apresenta caráter local ou regional.

A cidade brasileira de Ouro Preto é um exemplo desse tipo de arquitetura[carece de fontes], uma vez que foi erguida aproveitando as pedras de sua região.


A varanda assumiu um novo significado quando do advento da arquitetura moderna, visto que alguns de seus arquitetos passaram a questionar os antigos preconceitos arquitetônicos em voga na arquitetura eclética.
Um novo uso para as varandas, por exemplo, passou a se verificar nos edifícios de apartamentos, seja como circulação, seja como espaço de estar. A tendência é a de ampliação desses espaços, com o aumento da área e a colocação de facilidades, como pia e churrasqueira.
Em Portugal, o termo varanda utiliza-se principalmente para designar as sacadas.



Reservar espaço ao verde em varandas gourmet ajuda a deixar o local mais agradável e aconchegante. Em um ambiente muito pequeno, tire proveito das paredes e pendure vasos, criando um painel vertical. Uma opção é plantar ali as ervas que podem ser usadas como temperos durante o preparo da comida. Além do fácil acesso ao cozinhar, algumas plantas como alecrim e manjericão perfumam o espaço. Entretanto, em varandas mais amplas, não fique apenas nos vasos pequenos. Você pode até plantar espécies de médio e grande porte como uma bela jabuticabeira!



Em linhas gerais, a decoração da varanda gourmet deve acompanhar o estilo dos demais ambientes da casa, com o uso de peças coloridas, móveis em fibra ou madeira mais rústica e vasos com flores e plantas. Estes elementos transmitem maior descontração e informalidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário